Estudante orientada na Embrapa Soja participa de evento mundial

Orientada pelos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e Norman Neumaier, a estudante de ensino médio Geovana Nogueira, 17 anos, apresentou trabalho sobre fixação biológica do nitrogênio no Global Youth Institute (GYI), evento organizado pela Fundação The World Food Prize (WFP), em outubro, nos Estados Unidos.

A estudante desenvolveu estudo sobre como a tecnologia de coinoculação em feijão pode substituir a adubação de nitrogênio mineral (Co-inoculation in common beans can substitute N mineral fertilization). Seu trabalho é fruto de uma parceria entre a Embrapa, a Fundação The World Food Prize, a AgroBravo e o Instituto Bom Aluno de Londrina (IBAL). Geovana está no primeiro ano do ensino médio no Colégio Universitário e foi a única brasileira entre 200 estudantes do mundo a ser selecionada neste ano.

A parceria entre a Embrapa e a Fundação The World Food Prize existe há 17 anos, quando o fundador e Nobel da Paz, Norman Borlaug, visitou a Unidade. Um dos principais objetivos da Fundação é promover a oportunidade de pesquisa científica para estudantes do ensino médio em instituições pelo mundo. A Embrapa Soja tem recebido anualmente um estudante estrangeiro que desenvolve trabalho orientado por pesquisadores da Unidade.

Apesar da Embrapa Soja receber anualmente um estrangeiro, o articulador internacional da Embrapa Soja, Norman Neumaier diz que, pela primeira vez, se conseguiu enviar um estudante brasileiro ao exterior para participar dos eventos do GYI e da WFP. Esta oportunidade surgiu quando Julio Bravo, Diretor da AgroBravo, que até então tinha sido o único brasileiro a participar do evento, se dispôs a custear os gastos da estudante, como forma de agradecimento pela oportunidade que lhe foi concedida em 2002. E também da parceira com o Instituto Bom Aluno, que oferece bolsas de estudos em colégios particulares de Londrina para alunos da rede pública que se destacam nos estudos. O Instituto selecionou dois bons alunos, mas a estudante Geovana venceu a concorrência, realizou sua pesquisa na UD e pode apresentar seu trabalho nos Estados Unidos.

Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Soja

992

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *